Hashtag Pop

Revista Forbes recebe críticas por ausência de criadores negros em lista

Seleção dos "Top Creators" da Forbes no Brasil causa controvérsia devido à falta de representatividade.

publicado em
Foto: Victor Affaro

Pela primeira vez no Brasil, a Forbes elaborou uma lista dos 10 maiores nomes da internet que conseguiram transformar seu sucesso online em empreendimentos reais. Nomes como Maísa Silva, Bianca Andrade, Whindersson Nunes, Lucas Rangel, Tata Estaniecki, Larissa Manoela, Jade Picon, Virgínia Fonseca, Flavia Pavanelli e Enaldinho foram destacados nesta seleção.

Entretanto, a revista vem enfrentando críticas nas redes sociais devido à ausência de pessoas negras na lista. A falta de influenciadores afrodescendentes chamou a atenção e gerou debates intensos.

Nas redes sociais, a repercussão foi imediata, com muitos usuários discutindo em relação à composição exclusivamente branca da lista. “Saiu a lista de top creator da Forbes e não tem 1 criador negro, a lista é toda completa de pessoas brancas. CARA, a gente mora no Brasil ou na Suécia?“, questionou um usuário indignado.

Outros internautas também se manifestaram sobre a questão, ressaltando a importância da representatividade e criticando a falta de diversidade na seleção. “E atenção, que minha crítica não é ao TRABALHO de quem está na lista, mas sim que até hoje a senha de entrada é a cor da pele“, escreveu uma internauta.

Não adianta reclamar da capa da Forbes e não ajudar creators negros CRESCEREM! A gente luta contra algoritmos, as marcas questionam o nosso valor, o mercado nos mostra sempre o quanto ‘não chegamos lá’ e nós continuamos aqui… Cada um com seu conteúdo, sempre se empenhando DEMAIS“, disse Ramana Borba em sua página do Twitter.

A Forbes é reconhecida por suas listas que abordam diversos aspectos do mercado e da economia, como “Under 30“, “Forbes Life“, “Forbes Mulheres” e outras. Sua lista mais famosa destaca os bilionários brasileiros, evidenciando as grandes fortunas do país.

Aparece na notícia:,
Topo