The Texas Chain Saw Massacre é o jogo capaz de te transportar para dentro de um filme de terror
Inspirado na história de O Massacre da Serra Elétrica, o jogo consegue te transportar, à sua maneira, para dentro de um slasher
Quem nunca gritou com um personagem de filme de terror por suas decisões questionáveis dentro de uma história? Com o jogo The Texas Chain Saw Massacre, baseado na franquia O Massacre da Serra Elétrica, você pode ser o protagonista da sua própria história. Você controla o papel de um assassino ou sobrevivente numa perseguição no estilo gato e rato.
Lançado em 14 de agosto para PS4/PS5, Xbox One/Series e PC, com a promessa de referenciar um dos maiores clássicos do cinema de terror, o game é distribuído pela Gun Interactive, a mesma editora do sucesso (que infelizmente acabou cedo) Friday The 13th: The Game. A distribuidora enviou uma cópia do jogo para o Hashtag Pop testar.
Você dentro de um filme slasher
Confesso que fui um jogador assíduo de Dead by Daylight por cerca de dois anos. Ver um jogo com a mesma perspectiva assimétrica do DBD e com uma pegada que remetia ao Friday me encheu os olhos logo de cara pela diversão que proporciona.
O game começa com uma breve cena relatando o desaparecimento da jovem Maria Flores no interior do Texas. Apesar de ser inspirado no filme homônimo, não possui uma narrativa muito desenvolvida, o que pode ser justificado por seu foco em multiplayer e múltiplas situações.
Você começa no time da Família ou das Vítimas e desempenha um papel diferente de acordo com a sua seleção.
Apesar do nicho, o The Texas Chain Saw Massacre é capaz de manter uma distinção muito grande em relação a outros jogos do gênero.
Na Família, você faz parte de um núcleo de parentes sanguinários, dona de uma propriedade no interior do Texas. Seu papel é colocar armadilhas, defender saídas, além de rastrear e abater todos os sobreviventes antes que eles fujam.
O objetivo das Vítimas é escapar dos diferentes mapas desabilitando traps, coletando objetos úteis e completando tarefas para abrir as saídas.
É importante evitar fazer barulhos, que até podem ser úteis para indicar uma localização para os colegas, mas também são perigosos porque emitem uma notificação visual tanto para os sobreviventes quanto para os assassinos.
Há também uma indicação visual amarela, que significa que algum assassino está próximo.
É nesse quesito que o jogo faz suar durante partidas: “fazer a rata” e ficar se escondendo dá uma tensão, principalmente se o assassino estiver muito perto sem te ver, o que acontece frequentemente.
A primeira vez em que um assassino te acha também é outro momento em que nos deixa perto da passagem dessa vida para a outra. Apesar do susto, dá para seguir bem.
Cada time conta com uma biblioteca de 5 personagens que não podem se repetir na mesma partida. Dentro de cada confronto, os times são compostos por 3 assassinos, sendo o Leatherface obrigatório para iniciar, e 4 sobreviventes.
A adrenalina em ser uma vítima
Definitivamente, a sensação de jogar no time das Vítimas é a adrenalina. O game possui cinco em seu lançamento: Ana, Connie, Julie, Leland e Sonny. Os sobreviventes sempre começam a partida no porão da propriedade e devem progressivamente acessar as outras áreas da casa destrancando fechaduras.
Para isso, são necessárias lockpicks obtidas através de caixas de ferramentas espalhadas pelo mapa. Cada sobrevivente pode carregar até 2 objetos por vez. Além das lockpicks, existem frascos de cura e pedaços de ossos. Os frascos podem ser obtidos em cima dos móveis e os ossos em pilhas no chão.
Os ossos são muito úteis para desarmar armadilhas, silenciar galinhas (que ao passar perto delas denunciam sua posição), enfrentar os assassinos através de uma mecânica de disputa de forças (close encounter) ou também atordoá-los quando estão de costas viradas para o player.
Já a cura salva demais quando acabar de levar um hit (daqueles que tocam até na Arábia) ou após pular em um dos poços que ajudam a fugir da superfície para o porão rapidamente (principalmente se todo mundo estiver atrás de você).
Ao pular, seja do poço ou de janelas, você perde uma quantidade de vida. No caso de ela se esgotar, o personagem desmaia no chão até se recuperar.
Essa vantagem é concedida apenas uma vez por partida, com o custo de ficar vulnerável e o assassino poder realizar uma finalização apenas com um toque de tecla. Evite cair muito próximo ou visível a eles.
O jogo tem diferentes saídas, a depender do mapa: podem ser um portão à válvula de pressão, outro protegido por choque elétrico ligado à uma bateria de carro ou também a um gerador, portas elétricas ativáveis por fusíveis ou uma saída pela rodovia.
Além disso, cada um dos sobreviventes possui um poder especial com um tempo de recarga. Combinados, podem ser muito úteis para enganar os assassinos, escapar ou ganhar tempo.
Habilidades das Vítimas
Personagem | Habilidade* | Descrição |
Ana | Pain is Nothing | Reduz significativamente o dano recebido por Ana durante um tempo. |
Connie | Focused Ability | Permite destravar uma fechadura, sem gastar a lockpick, ao custo de toda a estamina e o senso de perigo. |
Julie | Ultimate Escape | Reduz o custo de estamina ao correr e bloqueia os rastreamentos da Família enquanto ativo. |
Leland | Life Saver | Permite atordoar qualquer assassino e derrubá-lo no chão. |
Sonny | Heightened Sense | É capaz de rastrear a posição de jogadores, tanto de sobreviventes quanto de assassinos, durante um tempo. |
Essa família é muito unida
Jogar com a Família é uma experiência completamente diferente e mais ativa que a de Vítima. O jogo também conta com cinco assassinos: Cook, Hitchhiker, Johnny, Leatherface e Sissy.
O papel deles é manter os bloqueios das saídas funcionando, evitar a movimentação dos sobreviventes trancando portas, rastreá-los através de habilidades e de alimentar o Vovô e claro, eliminá-los antes que fujam.
Por falar no Vovô, ele é um NPC e peça principal para os dois times. Os assassinos devem se preocupar em alimentá-lo com sangue para que suba de nível e melhore sua habilidade de leitura de aura dos sobreviventes.
Há sangue que poder recolhido em baldes espalhados pelo mapa, mas a melhor forma de obter grandes quantidades é acertando as Vítimas.
Os níveis do Vovô vão de 1 a 5 e em cada um deles há uma melhoria significativa. Ele acorda através do primeiro barulho das Vítimas ou por ser alimentado pela Família. Os assassinos podem escolher habilidades extras para o NPC antes do início da partida.
As Vítimas precisam ficar atentas ao grito do personagem. Enquanto o som estiver ativo, movimentar-se revela a posição para toda a Família, exceto no nível 5, quando não há como se esconder. Para evitar isso, os sobreviventes podem acertar o Vovô com um osso para que perca sangue e níveis.
Níveis do Vovô
Nível | Descrição |
Nível 0 | Fica adormecido até ser acordado por um barulho das Vítimas ou pela Família através de sangue. |
Nível 1 | Seu sonar é ativado e revela Vítimas em movimento dentro de um curto raio. Habilidades extras são ativadas. |
Nível 2 | O tempo de recarga diminui e revela Vítimas em movimento dentro de um raio maior. Mais habilidades extras são ativadas. |
Nível 3 | O tempo de recarga diminui ainda mais e revela Vítimas em movimento dentro de um raio ainda maior. |
Nível 4 | O tempo de recarga diminui ainda mais e revela Vítimas em movimento dentro das sombras do mapa, em um raio ainda maior. |
Nível 5 | O tempo de recarga chega ao seu menor intervalo e revela Vítimas independentemente de distância e de movimentação. |
Em alguns momentos, é difícil ver e encontrar sobreviventes escondidos em matos ou cantos. Essa é uma vantagem que as Vítimas têm para escapar de perseguições. É preciso também ficar atento às indicações visuais de barulho e aos rastros como fechaduras quebradas.
O chat de voz é essencial ao jogar como assassino para tornar a vida dos sobreviventes mais difícil, os encurralando entre cômodos e áreas abertas.
A falta de comunicação pode fazer com que as Vítimas possam sair sem fazer muito esforço, até mesmo sem serem vistas. Digo por experiência própria depois da minha primeira partida como membro da Família.
Para manter as saídas fechadas, os assassinos devem manter o gerador e a bateria do carro ligados, evitar que sobreviventes obtenham e encaixem fusíveis, além de não permitir que pressurizem a válvula de gás.
Assim como nas Vítimas, as habilidades da Família também possuem tempo de recarga.
Habilidades da Família
Personagem | Habilidade* | Descrição |
Johnny | Hunt | Permite rastrear as pegadas de sobreviventes pelo mapa. Também possui uma maior força e é capaz de derrubar passagens rapidamente. |
Leatherface | Maim | Utiliza a serra elétrica para acertar, derrubar sobreviventes e abrir barricadas. |
Sissy | Bane | Envenena espaços e objetos em que os sobreviventes passam ou interagem. Além disso, pode passar por espaços pequenos e consegue se esconder como sobreviventes. |
The Cook | Seek | Utiliza a audição para rastrear e ver a aura de sobreviventes durante um período de tempo. Também pode colocar novos cadeados em fechaduras quebradas. |
The Hitchhiker | Trap | Coloca armadilhas de ossos pelo mapa em que sobreviventes podem ficar presos. Assim como a Sissy, também pode passar por espaços pequenos. |
Vale a pena?
A imersão de The Texas Chain Saw Massacre é bem construída, com cutscenes que adicionam um tom de cinema, algo já introduzido no Friday The 13th e que faz a diferença.
Apesar disso, a indicação de que o Vovô acordou, às vezes, pode assustar ou irritar, principalmente após longos períodos de jogo.
A mecânica de cada personagem possuir uma habilidade única também é positiva, o que acaba possibilitando criar estratégias através da comunicação entre os players. Com o tempo, a repetitividade das partidas faz necessário novos mapas, personagens e mecânicas.
Por falar em comunicação, esse quesito em alguns momentos pode ser um problema para falantes apenas do português. Além do jogo não estar disponível na língua oficial do Brasil, é muito comum cair em partidas com falantes de outras línguas.
No Brasil, o The Texas Chain Saw Massacre tem a classificação indicativa a partir de 18 anos. O preço para o país pode ser um pouco salgado, mas não chega perto de ser o valor médio atual de um AAA no PC/Xbox e o tempo de diversão, principalmente com os amigos, faz valer a pena.
Uma solução é possuir a Game Pass, onde o jogo está disponível gratuitamente. Com o preço cheio, custa a partir de R$ 107,99 no Steam, R$ 147,45 na Microsoft Store e R$ 199,50 na PlayStation Store.
Vale lembrar que as versões de PS4 e Xbox One não possuem crossplay entre si ou com consoles posteriores (PS5/Xbox Series) e outras plataformas.