UFJF promove live com debates sobre racismo e fraudes nas cotas; assista
A Universidade Federal de Juiz de Fora, em resposta à mobilização que se espalhou pelo mundo contra o racismo e também em resposta a um perfil criado por terceiros para expor estudantes acusados de fraudar cotas raciais e raciais socioeconômicas na instituição, promoveu nessa sexta-feira (05/06) uma live de debates com professores, alunos e influenciadores. O programa intitulado de “Na Hora Do Lanche”, que normalmente ocorre em outro formato no canal do YouTube, foi adaptado para se adequar ao isolamento social promovido como forma de combater a pandemia do novo coronavírus. A apresentação é feita por Femmenino, estudante da instituição, drag queen, artista visual e DJ.
Nessa semana, foram convidados Julvan Moreira, diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Giovanna de Carvalho Castro, professora, historiadora e doutoranda da Universidade, Andrêssa Maria da Silva, mestranda da Universidade e componente do coletivo AfroFlor e Maykon Nutella, estudante de jornalismo e influenciador digital. Os temas foram permeados por racismo, incluindo seus reflexos no dia a dia e sua forma estrutural, além da vivência e sentimentos de pessoas pretas, constantemente vítimas de uma sociedade pautada pela branquitude.
A live foi dividida em três atos devido às questões técnicas e políticas do Instagram, que limita as transmissões a blocos de 60 minutos. Você pode conferi-las aqui: