Internado na UTI, Paulo Gustavo passa por novo procedimento médico: ‘segue em estabilidade’
O ator, internado desde o dia 13 de março por conta da Covid-19, segue tendo sucesso em relação às manobras terapêuticas da equipe, segundo boletim médico.
Na manhã da última sexta-feira, dia 09, o humorista Paulo Gustavo passou por um novo procedimento médico, informado através da assessoria de imprensa do artista. A atuação, chamada de toracoscopia, é uma espécie endoscópio, um instrumento de luz introduzido para visualizar partes internas do corpo humano. No caso de Paulo, o espaço visualizado foi o da pleura, uma membrana que reveste os pulmões.
“Uma nova fístula bronco-pleural foi identificada ontem à noite, tendo sido realizada na manhã desta sexta-feira (09), novo procedimento […] As manobras terapêuticas transcorreram com sucesso e Paulo Gustavo segue em estabilidade clínica. O quadro geral mantém o otimismo da equipe profissional, mesmo levando-se em conta a gravidade que existe em todos os pacientes em uso de ventilação mecânica e de ECMO“, diz em nota a equipe médica de Paulo Gustavo.
Fístula bronco-pleural, de forma mais didática, é uma anormalidade no funcionamento e comunicação entre os brônquios e pleura, que reveste os pulmões.
“A família do ator agradece todo o carinho e orações e pede que continuem a enviar boas energias para a recuperação de todos os que se encontram na luta contra o vírus“
conclui o boletim médico do artista.
Paulo Gustavo está internado desde o dia 13 de março por causa da Covid-19. Seu estado de saúde havia piorado nas últimas semanas, quando precisou receber um tratamento que se assemelha ao uso de um pulmão artificial, o ECMO.
O marido de Paulo Gustavo, Thales Bretas, fez um desabafo nas redes sociais sobre os dias difíceis que está passando com a internação do humorista, que luta contra a Covid-19.
“Hoje apareceu essa foto pra mim e eu resolvi postar aqui pra relembrar nossos dias de alegria e confraternizações com amigos. Nos tempos atuais, essa lembrança é meu novo sonho prum futuro breve”, começou.
“O Paulo Gustavo tem passado por procedimentos importantes pra fazer seus pulmões melhorarem. Equipes médicas muito envolvidas, os melhores profissionais atuando prontamente para que ele recupere logo. Agradeço muito a eles e às equipes de enfermagem, fisioterapia e serviços gerais, que trabalham incansavelmente dedicadas a salvar não só vidas como almas.
A melhora do PG, como de muitos pacientes com Covid grave, tem seus altos e baixos, momentos tensos e outros de comemoração. Mas ele segue como um guerreiro, lutando pra passar por tudo e se manter forte, pronto pra próxima! E assim que eu me sinto também: com fé, confiante na medicina, e entregue às próximas emoções e decepções”, escreveu Thales.