Hashtag Pop

Ballroom Kunt promove ‘Baile do Manifesto’ neste sábado em Juiz de Fora

O evento acontece às 13h, em frente ao Cine Theatro Central, e conta com a apresentação de artistas da cidade

publicado em
Foto: Reprodução/Instagram

O grupo Ballroom Kunt JF promove, neste sábado (20) às 13h, o “Baile do Manifesto” com apresentações de artistas LGBTQIA+ de Juiz de Fora, em frente ao Cine Theatro Central. O evento traz também a competição em nove categorias de apresentações e irá arrecadar produtos de higiene pessoal para travestis em situação de encarceramento.

Categorias da ball

Sol Mourão, artista e promotora do baile, conta que o intuito do Baile do Manifesto é possibilitar um evento para todas as pessoas do movimento LGBTQIA+ na cidade de Juiz de Fora: “é construir para gente, que é LGBTQIA+, mais para a gente que é periférico, para as pessoas pretas da cidade, para artistas que trabalham durante o ano inteiro para promover arte e cultura e nunca são lembrados. O Baile do Manifesto nasceu como uma crítica ao sistema, porque dentro do movimento existe muito privilégio“.

Para MC Xuxú, artista juiz-forana e atração confirmada, a importância do baile se dá “para mostrar que as periferias da cidade produzem muita cultura, que tem muitos artistas que sonham viver de arte mas precisam de oportunidade. Que o Baile do Manifesto conscientize para que parem de apagar a história de artistas negras e negros LBTQIAPN+“.

A Ballroom Kunt JF nasceu de artistas que fazem parte da cultura ballroom em Juiz de Fora. Esse movimento cultural iniciou-se nos Estados Unidos, como um espaço de acolhimento para pessoas pretas e LGBTQIA+ e ganhou popularidade na mídia nos anos 80. Hoje em dia é uma referência artística e política, dando vida a inúmeros projetos da cultura pop como o álbum RENAISSANCE, de Beyoncé.

Aqui em JF, construímos essa cena. É recente, mas que já vem tendo algumas construções legais para promover essa cultura que é completamente de inclusão e acolhimento. É o que nos move enquanto artistas, onde a gente tenta fazer balls, promove treinos“, explica Sol.

O baile se caracteriza por um manifesto para criar um diálogo com políticas públicas que visem o acolhimento, o diálogo e o financiamento de iniciativas que contemplem a todas as pessoas da comunidade LGBTQIA+.

Sol conta que a ideia do manifesto surgiu a partir do momento em que, repentinamente, a iniciativa teve seu financiamento cortado: “É um evento que decidi fazer de uma hora pra outra, duas semanas atrás, construído do zero sem uma verba que teríamos e que de uma hora pra outra não existia mais. Conseguimos arrecadar para criar um evento gigantesco, mas que não é ideal, porque eu fico triste de falar que os artistas não estão recebendo“.

Crraudio, DJ e artista, fala sobre a expectativa em se apresentar na ball: “Me sinto muito animado porque acredito que quando nós artistas nos empenhamos para desenvolver algo em cima de nossa identidade, estamos fazendo algo que realmente move a gente. Estou preparando um set muito divertido e também vou ser o DJ da ball. Estou muito empolgado porque a galera vai curtir muito a apresentação“.

O Baile do Manifesto conta com apresentações de MC Xuxú, Crraudio, Laura Conceição, Aurora The Witch, ACósmica, Tatá Delon, JÔBrandaum, Wes Jupy, Dona Chapa, Lá Na Lona, Remiwl, Wally Kastro, Rebeca Fernandys, Sala de Giz, Violet Stwarth e Gustavo Kardashian.

Aparece na notícia:
Topo