Atores brasileiros que romperam a barreira internacional
De Sônia Braga a Bruna Marquezine: os brasileiros estão em todos os lugares e Hollywood não é exceção!
Das telas da Globo para as salas de cinema mundo afora: vários atores e atrizes brasileiros começaram suas carreiras dando vida às telenovelas brasileiras encaram experiências internacionais conquistando milhares de fãs.
Muito em breve vamos poder curtir Bruna Marquezine em seu primeiro filme internacional. Estranho é pensar que ainda ontem nos emocionávamos com a pequena Salete, nos divertíamos com Lurdinha e abraçávamos os sonhos de Marizete. Fato é que a jovem ganhou o coração de milhares de brasileiros por suas personagens, uma legião de fãs nas redes sociais e pretende expandir sua carreira e compartilhar seu talento com o mundo.
Em pouco tempo, a companhia das telinhas vai passar a ser as telonas se quisermos continuar acompanhando Bruna Marquezine neste ano. A atriz fará parte do elenco do filme da DC Comics, “Besouro Azul” (“Blue Beetle”, em inglês), com estreia prevista para agosto de 2023.
Mas antes de Bruna outros atores também furaram a bolha e conquistaram papéis lá fora. Hoje nós vamos relembrar alguns desses nomes:
Wagner Moura
Um dos atores de maior sucesso do Brasil, Wagner Moura já fez vários papéis importantes em diferentes novelas e filmes nacionais. Após alavancar sua carreira por aqui, ele começou a trilhar um caminho internacional fazendo sua estreia em Elisyum (2013).
Mas Moura só ganhou destaque mundo afora através da série Narcos (2015-2017) da Netflix, interpretando o narcotraficante Pablo Escobar (1949-1993), sendo indicado ao Globo de Ouro pelo papel. Desde, ele se tornou um dos atores brasileiros de maior prestígio em Hollywood. No último ano, ele estrelou a série da Apple TV+, “Iluminadas”, ao lado de Elisabeth Moss.
Rodrigo Santoro
Com mais de 20 anos de carreira, Rodrigo Santoro estrelou seu primeiro filme internacional em 2003. De pequena participação a vários minutos de tela, o ator brasileiro já trabalhou em grandes produções lá fora: a série “Lost”, “Westworld”, “As Panteras”, “300”, “300: A Ascensão do Império”, “Ben-Hur”, entre outros.
Sônia Braga
Sem sombra de dúvidas, Sônia Braga é um dos grandes nomes do Brasil quando se fala em carreira internacional. Desde os anos 80, a estrela participa de produções americanas conquistando indicações e prêmios internacionais ao longo dos anos, sendo considerada como uma das melhores atrizes do Século XXI em 2020.
Sônia Braga conquistou reconhecimento internacional pelo papel em “O Beijo da Mulher Aranha” (1985) de Hector Babenco. Para muitos (ou todos), ela é considerada pioneira em Hollywood.
No currículo estão produções como “Rebelião em Milagro”, “Luar sobre Parador”, “Sex and The City”, entre outras. Em 2017, a atriz teve uma curta e emocionante participação no filme “Extraordinário”, estrelado por Jacob Tremblay e Julia Roberts, onde interpretava a avó do protagonista Auggie.
Alice Braga
Seguindo os passos da tia Sônia Braga, Alice Braga decidiu investir na carreira internacional após fazer sucesso por aqui.
A atriz fez parte do elenco de “Elysium”, “Eu Sou a Lenda”, “A Cabana”, “Os Novos Mutantes”, “O Esquadrão Suicida”, “O Ritual” e várias outras produções.
Morena Baccarin
A atriz carioca se mudou para os Estados Unidos ainda criança e construiu sua carreira no exterior. Com participações em filmes e séries, Morena Baccarin integrou o elenco de produções como “Deadpool” e “Stargate: A Arca da Verdade”, “The OC”, “Gotham”, “Homeland” e “The Mentalist”.
Maria Fernanda Cândido
Tendo estrelado várias novelas ao longo dos anos, Maria Fernanda entrou para o grupo de atores que mergulharam na carreira internacional. A atriz faz parte do elenco de “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”.
Nós estamos sempre de olho em Hollywood, mas esquecemos que o Brasil também é um fábrica de atores e atrizes talentosíssimos que se destacam em produções internacionais levando consigo a bandeira do nosso país. Você pode não os conhecer das novelas e talvez eles nem tenham tido a chance de atuar em uma das produções que marcaram o dia a dia dos brasileiros, mas a nova geração também segue empenhada em compartilhar os traços da nossa arte com o mundo.
Atualmente, André Lamoglia é um dos grandes nomes da cena graças ao seu personagem Iván na série “Elite” da Netflix. Além dele, Lino Facioli também se destacou em superproduções internacionais. O brasileiro interpretou Lord Robin Arryn em “Game of Thrones” e Naples em “Get Him to the Greek”.
Filha de pais brasileiros, Camila Mendes é uma das protagonistas da série “Riverdale” – um dos grandes sucessos da Netflix. Ela também participou de filmes como “O Encontro Perfeito” e “Palm Springs”.
Mesmo não tendo nascido no Brasil, Alfred Enoch também tem sangue brasileiro correndo nas veias graças à mãe. Ele ficou famoso pela série “How To Get Away With Murder”, outro sucesso da Netflix, e também fez parte do elenco de Harry Potter. Recentemente, ele estrelou a produção brasileira “Medida Provisória”.