Aquecimento Oscar 2024: Elementos dá vida aos quatro elementos e mostra a boa química entre o fogo e a água.
A Pixar traz um lindo espetáculo visual para nossos olhos e um pouco da sua essência de suas melhores obras.
Em seus recentes projetos, vemos a Pixar explorando diversos tópicos importantes, trazendo novidades e se esforçando para ser inesquecível, porém, não sentimos isso com seus últimos projetos. Mesmo com a boa recepção de Luca e Soul (2021), ainda sentimos falta da verdadeira essência da Pixar. Em Elementos temos a essência do passado do estúdio, sentimos o calor de uma boa história, nos afeiçoamos aos personagens e principalmente nos emocionamos com os diversos temas que são tratados na animação. Aqui a Pixar fez um excelente trabalho, mas ainda faltou um pouco para que Elementos fosse inesquecível como Up – Altas Aventuras (2009), Divertidamente (2015) e Viva – A vida é uma festa (2017).
Em Elementos conhecemos a Cidade Elemento, onde convivem em harmonia os três elementos da natureza: água, ar e terra. A protagonista Faísca é uma jovem imigrante do povo do fogo, que de fato sofre uma intolerância pelos outros elementos. Seus pais são donos de uma loja com produtos para o povo do fogo, e com idade avançada, seu pai decide que Faísca ficará com os negócios da família. Prestes a tomar conta dos negócios, sob a pressão de seu pai, Faísca conhece o elemental da água Gota, um morador da parte alta da Cidade Elemento e fiscal do governo que pretende fechar a loja de sua família. Com isso, a relação entre Gota e Faísca começa de forma fria, mas esquenta na medida em que ambos vão se conhecendo, tornando a impossível química entre eles, possível.
Com Elementos, a Pixar conseguiu explorar diversos assuntos com maestria. Aqui temos uma comédia romântica tratar sobre uma paixão proibida, tradição, exclusão, classes sociais e sonhos.
Como par romântico, Faísca e Gota constroem uma excelente química, assim como Romeu e Julieta. Por mais que a construção desse romance seja forte, barreiras são colocadas para impedir que eles possam estar juntos, como por exemplo, o fato de que os elementos só podem se relacionar com seus iguais.
O filme também explora um lado que necessita de nossa atenção, a questão dos imigrantes. Quando o povo do Fogo chega a Cidade Elementos são mal-recebidos e excluídos para a parte baixa, tendo de conviver somente entre seus iguais num mesmo bairro. Porém, percebemos que boa parte da cidade é feita de vidro, como os grandes prédios com suas fachadas espelhadas que mostram que o povo do fogo é na real o povo operário, trabalhando para embelezar a vida dos outros elementos. Podemos usar essa metáfora para nossa sociedade, separando dois grandes grupos, um de classe dominante e outro de classe trabalhadora. A animação mostra que por mais que haja diferença entre esses grupos, pode haver sim um respeito mútuo e uma relação de harmonia entre ambos.
A Disney Pixar sempre aborda assuntos importantes em suas obras, em Elementos isso não é diferente, e por mais que entendemos o grande amor entre Faísca e Gota, também há respeito as tradições das famílias e dos povos. Como por exemplo, a Faísca herdar os negócios de sua família, a importante “benção” concedida pelo seu pai e a preservação da chama de sua terra natal. Esses sinais enriquecem a história do elemental fogo e nos traz a essência do passado dos estúdios Pixar, explorando histórias e nos conectando com as tradições criadas para suas obras.
Por fim, conhecendo a história da Faísca, conhecemos também seus sonhos e anseios. A elemental do fogo não pretende herdar os negócios da família, seus sonhos são barrados pelos sonhos de seu pai, e quando descobrimos os sonhos de Faísca, fica claro que a história não é apenas sobre um romance, mas também sobre autoconhecimento e a busca pela felicidade. São diferentes abordagens que descobrimos em Elementos, e todas são perceptíveis ao público.
Contudo, uma nota deve ser feita para o esquecimento dos elementos coadjuvantes, Terra e Ar. Ambos não são devidamente explorados, sendo utilizados para compor elenco, porém, não atrapalha o andamento da trama.
Por fim, a Pixar consegue trazer aqui a sua essência, mostra que têm tradição em boas produções, faz um belíssimo trabalho que enche nossos olhos, nos faz refletir e busca ser inesquecível. Elementos me tocou, não se tornou meu favorito, mas facilmente está entre as ótimas obras da Disney Pixar e merece sua indicação ao Oscar 2024.
Elementos está disponível na Disney Plus.
Nota: 4/5