Hashtag Pop

Vanessa da Mata revela que foi ensinada a dizer que não era negra

Cantora conta como enfrentou desconstrução pessoal e comenta desafios sobre aceitação dentro do movimento negro.

publicado em
Foto: Divulgação

Vanessa da Mata voltou a falar sobre sua identidade racial durante sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura. A cantora revelou que, apesar de ter mãe negra com descendência indígena, foi ensinada desde cedo a não se reconhecer como negra.

Fui ensinada a dizer que não era [negra]. Minha filha, olha meus traços, olha o meu cabelo, olha a minha bunda. Sou completamente negra. A pele foi do meu pai, mas até o canto é da minha mãe”, afirmou a artista. Ela contou como foi seu processo de desconstrução e aceitação: “Isso foi um embate sério, até eu demorei um pouco [para me reconhecer como negra], porque você é ensinada a não ser.”

Vanessa também destacou que, atualmente, observa mudanças positivas nas novas gerações de pessoas pretas: “É muito bom ver as novas gerações como elas se afirmam, dá um orgulho, mas ainda temos essa situação de querer disfarçar e não querer se ver.” A cantora, no entanto, pontuou desafios dentro do próprio movimento negro: “Infelizmente, rola uma não aceitação dentro do próprio movimento. O preto retinto sofre imensuravelmente mais, é imensurável o sofrimento, mas a gente passa por sofrimento também.”

Aparece na notícia:,
Topo