Trump deve assinar decreto para banir TikTok a partir deste sábado nos EUA
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou que vai assinar uma ordem executiva neste sábado, dia 1 de agosto, para que o aplicativo TikTok, plataforma mantida pela chinesa ByteDance, seja proibido de operar nos Estados Unidos. A notícia chega horas depois de rumores sobre uma suposta negociação de compra da empresa chinesa pela Microsoft.
“No que diz respeito ao TikTok, estamos proibindo-o nos Estados Unidos. Assinarei o documento amanhã”; disse Trump a repórteres que estavam a bordo do avião presidencial.
O TikTok é a sétima rede social mais popular do mundo, segundo dados do portal Datareportal. Em 2019, dois senadores dos EUA questionaram supostas práticas de coleta de dados de forma ilegal do aplicativo, além de um suposto compartilhamento desses dados com o governo chinês. O TikTok insistiu que os dados são coletados e armazenados fora da China.
“A insinuação de que estamos de alguma forma sob o controle do governo chinês é completa e totalmente falsa”, disse Theo Bertram, chefe de políticas públicas da TikTok para a Europa, Oriente Médio e África.
Dessa forma, após o anúncio de que o aplicativo será banido dos Estados Unidos, o nome TikTok ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter no Brasil e Mundo. Muitos usuários não estão aceitando que o app seja encerado dessa forma em território estadunidense, visto que a atitude pode ter respaldo em outros países, incluindo o Brasil.
Guerra comercial
Em resumo, a China, país originário do app TikTok, está enfrentando uma longa jornada de boicotes desde que os Estados Unidos iniciaram uma guerra comercial para tentar frear a iminência do país asiático como potência econômica e industrial no mundo. Em outras palavras, Donald Trump utiliza o discurso sinofóbico como forma de angariar eleitorado e tentar unificar os estadunidenses contra um “inimigo comum”. Houve acusações de espionagem de ambos os lados, aumento de taxas de importações, além do fechamento de embaixadas dos dois países em territórios alheios. Esse impasse pode ter resultado direto em negociações brasileiras, visto que os EUA podem boicotar países que mantenham uma relação comercial com empresas chinesas banidas pelo país, como é o caso da Huawei no Brasil.
Confira alguns tweets das reações dos internautas:
Gente, o Tiktok nos EUA não vai mais existir. O trump vai banir o app. Agora os adolescentes vão enlouquecer pq é a distração da quarentena. Poreeeem, o Instagram deve estar bem feliz pq o reels vai decolar kkkk
— Camilla de Lucas (@camilladelucas) August 1, 2020
Eu acordando amanhã sabendo que o trump baniu o tiktok dos EUA e não vou mais ver a sway e a hype house nunca mais: pic.twitter.com/Va6ceI2XS1
— LM debochada (@LMdebochada) August 1, 2020
trump falou que vai banir o tiktok
— karla (@_reasonvictorr) August 1, 2020
eu: pic.twitter.com/Zl68FGGGQ7
Querido diário , hoje já é 1 de agosto e o Trump vai banir o tiktok dos EUA , Noah fez merda dnv pq fica , comparando o Niall com o Harry e o Bryce Funcking Hall não terminou a corrente do brega pic.twitter.com/ZYv5E2vOKm
— idiota (@lelezinhaat) August 1, 2020
Nessa foto podemos como o Tiktok vai ficar depois do Trump banir o aplicativo e não ter mais vídeos dos gringos dançando no Tik Tok : pic.twitter.com/f9H9Cy1Wfp
— Princesa Vivi📚 (@itsmeviviz) August 1, 2020