Produção brasileira de Wicked é licenciada para temporadas no Oriente Médio, África e Ásia
Montagem criada em São Paulo em 2023, que fez história ao fazer Elphaba voar sobre a plateia, terá apresentações em Riad e Dubai e promete levar o talento brasileiro pra outros continentes.

A versão brasileira de Wicked tá pronta pra voar ainda mais alto, literalmente! Depois de encantar o público em São Paulo em 2023 e se tornar a primeira no mundo a fazer Elphaba sobrevoar a plateia, a produção agora vai conquistar o cenário internacional.

O Instituto Artium de Cultura licenciou a montagem para temporadas em países do Oriente Médio, África e Ásia. As primeiras paradas já estão confirmadas: Riad, na Arábia Saudita, entre 3 e 20 de dezembro de 2025, e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, de 28 de janeiro a 15 de fevereiro de 2026. O anúncio em Dubai não poderia ter sido mais icônico: ele foi feito com uma projeção no próprio Burj Khalifa.
O contrato de licenciamento permite que produtores estrangeiros usem o conceito e os projetos criados para a versão brasileira ou se inspirem neles. Tudo com o aval dos detentores dos direitos autorais de Wicked e dos criadores do projeto nacional, alguns inclusive já estão confirmados pra participar diretamente das novas produções.
Além de Riad e Dubai, o acordo prevê apresentações em países como Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Turquia, Bulgária, Sérvia, África do Sul e Índia. Ou seja, o Brasil tá levando sua magia pra bem longe de Oz.


Carlos Cavalcanti, presidente do Instituto Artium de Cultura, explica que o uso de painéis de LED e recursos digitais na produção de 2023 facilita a adaptação pra turnês e temporadas mais curtas. “É um passo modesto, mas é o Brasil construindo seu lugar no cenário mundial do teatro musical”, disse Cavalcanti.