Por que a autora de Harry Potter, J.K. Rowling, está sendo chamada de transfóbica?
J.K. Rowling, autora da saga de livros Harry Potter, foi “cancelada” neste sábado (06/06) após escrever uma série de publicações, sendo essas criticadas por alguns usuários do Twitter que chamaram os comentários de transfóbicos.
Tudo começou quando a autora publicou um artigo de opinião do site Devex, intitulado “Criando um mundo pós-COVID-19 mais igual para as pessoas que menstruam“. JK Rowling, então, disse junto ao link da matéria: “‘Pessoas que menstruam.’ Eu tenho certeza que costumava a existir uma palavra pra essas pessoas. Alguém me ajude a descobrir.“
‘People who menstruate.’ I’m sure there used to be a word for those people. Someone help me out. Wumben? Wimpund? Woomud?
— J.K. Rowling (@jk_rowling) June 6, 2020
Opinion: Creating a more equal post-COVID-19 world for people who menstruate https://t.co/cVpZxG7gaA
O tweet causou revolta na comunidade LGBTQIA+ e alguns usuários da rede social pediram para que ela excluísse a publicação. Diversos fãs questionaram Rowling sobre o porquê de ela ter postado esse tipo de comentário: “Você me decepcionou“; escreveu um dos leitores.
Depois de receber uma série de criticas sobre o assunto, Rowling escreveu: “Se sexo não é real, então não existe atração pelo mesmo sexo. Se o sexo não é real, a realidade vivida pelas mulheres globalmente é apagada. Eu conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a habilidade de muitas a discutir suas vidas significativamente. Não é ódio falar a verdade. Eu respeito o direito de todas as pessoas trans a viver da forma que for autêntica e confortável para elas. Eu marcharia em protestos com vocês caso fossem discriminadas por serem pessoas trans. Ao mesmo tempo, minha vida foi podada por ser uma mulher. Eu não acredito que dizer isso seja propagar ódio.“
Além de ser chamada de transfóbica, muitos fãs acusaram JK Rowling de ser TERF (feminista radical trans-excludente), pertencente a uma vertente do feminismo que exclui mulheres trans de seu discurso.
Essa não é a primeira vez que a autora dá opiniões controversas sobre o assunto, sendo, inclusive, a segunda vez nessa semana.
Veja reação de alguns brasileiros:
JK Rowling me decepcionando mais uma vez: a
— Jujuba princess🌈 (@Jujubinha_princ) June 7, 2020
Eu:#JKRowling pic.twitter.com/TX5zSKdclw
#JKRowling eu te amei. E eu ainda amo os livros da saga #HarryPotter, os filmes me decepcionaram um pouco, não mais que vc e o excesso de merda q tu já disse e q eu já passei muito pano, não mais. Não gosto da cultura do cancelamento, não mesmo, mas não é a primeira vez né mana! pic.twitter.com/ZnsMUqiXQ1
— Bia HonórioM (@beatrizbiahm) June 7, 2020
Quando eu era criança, a pessoa que eu mais admirava e me inspirava era a JK Rowling. Harry Potter é minha história preferida da vida. Hoje sigo vivo pra ver o tanto de merda que essa mulher fala e a total incapacidade pra manter a qualidade no que escreve. #JKRowling #transfobia
— Jão Pinote (@JoaoKnoth) June 6, 2020