Hashtag Pop

Spotify lança seu próprio sistema de charts semanal; entenda como funciona

publicado em
Spotify lança seu próprio sistema de charts semanal; entenda como funciona
Foto: Reprodução/Spotify

A Billboard tem sido o principal nome nas paradas digitais de músicas nos últimos tempos, mas eles tiveram que enfrentar novos concorrentes com o passar dos anos. A Rolling Stone lançou sua própria parada em 2019 e, no ano anterior, a Apple Music lançou um novo chart diário. Agora, um dos maiores nomes das plataformas musicais, o Spotify, entrou no espaço das paradas: a plataforma lançou seu próprio chart semanal.

Em uma publicação no site oficial, o Spotify descreve sua nova parada musical como “uma nova maneira para os artistas e seus fãs celebrarem marcos na plataforma” e completa: “Há muito tempo os ouvintes conseguem ver as principais músicas do dia no Spotify, mas esta nova opção semanal traz reconhecimento – e celebração – a um nível totalmente novo. Expandir nossas paradas permite que fãs e artistas compartilhem e aproveitem melhor os momentos musicais essenciais, além de obter um instantâneo definitivo de qual música está tendo o maior impacto global – desde o lançamento de novos álbuns até novos singles de sucesso. ”

Incluído no lançamento inicial está uma parada de “Top 50 semanais”, que rastreia os dados de escuta entre sextas e quintas-feiras e inclui um gráfico de álbuns semanal dos EUA, álbuns semanal global, música semanal dos EUA e música semanal global. Esses gráficos devem ser publicados às segundas-feiras. Além disso, há também as paradas “Top 10 Debuts dos EUA” e “Top 10 Debuts Global”, que “mostram os maiores lançamentos no Spotify, de sexta a domingo” e “incorporam dados das primeiras 72 horas em que uma música ou álbum está disponível.”

O Spotify divulgou uma nova conta no Twitter: @SpotifyCharts. Na manhã desta segunda-feira, dia 5, também foram reveladas as primeiras formações das paradas. Confira:

Aparece na notícia:
Topo