Líder da equipe de Juliette já foi condenado por espalhar mentiras sobre político
Huayna Tejo, o “head de comunicação” da participante Juliette Freire, como se intitula no Twitter, teve seu passado revirado nas últimas semanas. Após o estrondoso – e nebuloso – sucesso repentino das redes sociais da sister, jornalistas e veículos de comunicação passaram a investigar o passado e as ligações dos responsáveis pelo time de imprensa da participante do BBB 21. Como resultado, uma condenação em relação à criação de fake news no ano de 2012 foi encontrada no nome do “adm” de Juliette.
Em decisão transitada em julgado (da qual não cabe mais recurso), a parte foi condenada ao pagamento de multa no valor de R$ 10.000,00. O arquivamento do feito não significa isenção da multa. A parte está sujeita a responder por uma ação de execução fiscal para efetuar o pagamento que foi imposto pela Justiça Eleitoral.
comunicado da assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, em resposta ao UOL
Na época, o Google foi obrigado a repassar o endereço IP utilizado para criar o blog e a empresa GVT (atualmente incorporada pela Vivo), informou à justiça que Huayna era o titular da conta de internet com o IP responsável pela criação da página com mentiras direcionadas ao candidato Fernando Haddad, este que acabou por vencer as eleições municipais de 2012 em São Paulo. Segundo a reportagem do Estadão sobre o caso, o “head de comunicação” era presidente da Soda Virtual, empresa responsável pela campanha de José Serra num contrato de R$ 250 mil. Serra era adversário político do petista naquele período eleitoral.
Divergências nas versões do autor
À época, Huyana Tejo negou à reportagem do Estadão que seria responsável pela criação do “Propostas Haddad 13”, o site falso que tentava se passar pela identidade visual da campanha de Fernando Haddad. Além disso, publicou em seu Facebook que “factoides são criados sempre nessa política” e que “a corda arrebenta sempre pro lado mais fraco“, texto que foi amplificado através de diversos veículos de imprensa na época.
Factoides são criados sempre nessa política do nosso país e a corda arrebenta sempre pro lado mais fraco… Cabe à justiça investigar os reais responsáveis e indenizar quem não tem culpa no cartório. O maior interessado em esclarecer tudo o que foi publicado sou eu.
declaração de Huyana Tejo durante as investigações sobre o site de fake news criado através de uma conexão de internet em seu nome
Oito anos depois, já em posição como chefe do time de comunicação de Juliette Freire, o discurso de Tejo mudou. Segundo sua assessoria de imprensa, a agência da qual é responsável cometeu um erro ao tentar criar um site humorístico, acontecimento de autoria negada por ele no passado. Ele pede “desculpas” pelo ocorrido.
A assessoria de imprensa de Huayna informou que o fato aconteceu há 8 anos e já foi devidamente resolvido na justiça. Na intenção de criar um site humorístico, a agência cometeu um erro, classificado por muitos como piadas de mau gosto. Huayna novamente pede desculpas a todos que foram envolvidos ou que se sentiram lesados pelo ocorrido.
comunicado da assessoria de Huayna ao portal UOL
Perfil jurídico de Juliette
A participante Juliette Freire, através de sua equipe, criou um perfil para denúncias de ameaças, ofensas, calúnia, difamação e, principalmente, notícias falsas. O perfil conta com pouco mais de 10 mil seguidores e tem seu conteúdo fechado apenas para seguidores.