Hashtag Pop

Ex-integrantes e fãs celebram o Dia Mundial do RBD

A data relembra o sucesso da novela lançada há 18 anos e da banda que conquistou corações pelo mundo inteiro

publicado em
RBD alcança marca histórica ao quebrar diversos recordes nas plataformas digitais
Foto: Divulgação

O ‘Dia Mundial do RBD’ é comemorado hoje, 04 de outubro, data de aniversário da estreia da novela mexicana ‘Rebelde’, em 2004, produzida pela Televisa e exibida no Brasil pelo SBT. O elenco da trama, ambientada no internato inesquecível, Elite Way School, composto por Anahí, Dulce María, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christian Chávez e Christopher von Uckermann marcou a geração 2000 e até hoje possui fãs apaixonados. 

O grupo musical RBD surgiu de maneira fictícia na novela, mas logo se materializou oficialmente para além das telinhas e conquistou sucesso e prêmios pelo mundo inteiro. No Brasil, o sexteto se apresentou pela primeira vez, em setembro de 2006, no sambódromo de Manaus para um público de 20 mil pessoas. A tour ‘Generación RBD’ passou por 12 capitais no país e é considerada a maior turnê internacional, em números de shows (foram 13 apresentações ao todo), realizada em solos brasileiros naquele ano, de acordo com o jornal Folha de São Paulo. 

Em agosto de 2008, enquanto estavam na estrada com a turnê ‘Empezar desde Cero’, o RBD anuncia através de uma nota, o término da banda para a tristeza de milhares de fãs. Muitos deles, inclusive, organizaram passeatas, incentivados por mensagens de Anahí nos fóruns da época, contra a separação do grupo, mas infelizmente não surtiu efeito. Anos mais tarde, em 2018, Alfonso Herrera, conhecido como Poncho, relatou que a ideia de rescindir o contrato do RBD partiu dele. 

“O contrato acabava em 2008 e nós tínhamos que decidir se seguiríamos ou não. Eu queria continuar com outras coisas, queria atuar, que é do que eu gosto. Quando eu expus meu ponto diante dos executivos da Televisa, do Pedro Damián e dos meus colegas de grupo, foi tipo: cri cri cri. Porque o projeto não é mexicano: era comprado da Argentina. Se fosse continuar, teriam que comprar os direitos de novo na Argentina. E eu decidi que: ‘não, obrigado’. E nós tínhamos esse acordo: se um saísse, o grupo acaba, e isso foi respeitado, felizmente. Christopher também queria fazer outro tipo de coisas, e Maite já estava fazendo novela enquanto nós estávamos em turnê, então cada um estava começando a fazer suas coisas”, afirma Poncho em entrevista ao canal do Youtube En La Luna Con Jesús Guzmán. 

A Tour Del Adiós passou pelo Brasil e o show memorável feito no dia 29 de novembro de 2008, em São Paulo, foi registrado em um DVD. O grupo gravou nove álbuns de estúdio com versões em espanhol, português e inglês, cinco álbuns ao vivo, seis DVDs e dezesseis videoclipes. Estima-se que o RBD vendeu 15 milhões de cópias num momento pré-redes sociais, sendo conhecido, dessa forma, como o grupo de música latina que mais vendia. 

Em 2020, para a alegria dos fãs, a discografia do RBD retorna para as plataformas digitais, devido ao relançamento do catálogo musical do grupo pela Universal Music, que detém agora os direitos autorais que pertenciam a EMI Music. O canal oficial do Youtube também foi inaugurado. Em novembro do mesmo ano, os fãs foram surpreendidos novamente: o RBD lança um single inédito ‘Siempre He Estado Aquí’ como parte das ações comemorativas do reencontro de Anahí, Maite, Christian e Christopher na live ‘Ser o Parecer’, realizada em dezembro. 

Dulce María não participou da live, pois estava grávida de sua primeira filha, María Paula, mas foi homenageada na transmissão com um vídeo interpretando a canção ‘No Pares’. Já Poncho não se envolveu no evento, por ter seguido carreira como ator, apesar de ter ajudado na divulgação do reencontro pelas redes sociais. Após a live, muitas foram as especulações sobre uma possível turnê de reencontro do grupo, porém até o momento nenhuma informação oficial foi confirmada. A gente vai continuar na torcida, não é, Geração RBD?! 

Confira agora as manifestações dos ex-integrantes do grupo nesta data especial: 

Poncho foi objetivo e discreto em seu comentário.

Anahí compartilhou um vídeo com diversos trechos de shows tendo o single Sálvame de fundo.

A eterna Mia Colucci ainda agradeceu pelas mensagens e o carinho incondicional dos fãs pelo Instagram, após sua página ter ficado fora do ar por alguns dias.

Christian Chávez, um dos ex-integrantes mais ativos nas redes, compartilhou a logo do RBD em seu feed do Instagram, assim como stories com fotos do grupo e um breve vídeo seu cantando o hino ‘Rebelde’.

A rainha das telenovelas latinas, Maite Perroni divulgou um vídeo afirmando que “nós não somos ex-RBD, somos RBDs”.

Dulce María também relembrou a data e publicou um vídeo embalado pela música ‘Fuego’, seu solo na Tour Generación RBD, com um compilado de cenas de sua personagem em Rebelde, Roberta Pardo.

Dulce ainda repostou fotos e músicas da banda em seus stories do Instagram.

Já em sua página no Twitter, Dulce agradeceu aos fãs por manter a música e as lembranças vivas.

Christopher Uckermann foi o único ex-integrante do grupo que ainda não se manifestou sobre o Dia Mundial do RBD.

Topo