Hashtag Pop

De “A Casa das Sete Mulheres” a “Celebridade”: novelas que completam 20 anos

Seis novelas da Rede Globo que você com certeza conhece estão completando 20 anos em 2023.

publicado em
Foto: Divulgação/Rede Globo

Você sabia que a cena icônica de Maria Clara Diniz (Malu Mader) dando uma surra em Laura (Cláudia Abreu) na novela “Celebridade” completa 20 anos neste ano? Se lá em 2003 o Twitter já existisse, com certeza esse momento seria Top 1 entre os assuntos mais comentados no Brasil e no Mundo, com centenas de memes replicados milhares de vezes em questão de minutos. 

Essa não é a única produção nacional que completa duas décadas em 2023 e hoje vamos relembrar seis novelas que marcaram a teledramaturgia com seu elenco de peso, índices de audiência e cenas icônicas. 

A CASA DAS SETE MULHERES 

Não se trata muito bem de uma novela, mas sim uma minissérie produzida pela TV Globo que foi exibida entre os dias 7 de janeiro e 8 de abril de 2003. A produção foi baseada no livro de mesmo título da escritora Letícia Wierzchowski e contou com mais de 50 episódios e direção de Jayme Monjardim. 

Camila Morgado, Giovanna Antonelli, Mariana Ximenes, Thiago Fragoso, Thiago Lacerda, Werner Schunemann, Samara Felippo, Rodrigo Faro, Nívea Maria, Tarcísio Filho, são apenas alguns dos nomes que deram vida à trama que contava a história das mulheres da família Bento Gonçalves em meio a conflitos dos Farrapos. O roteiro foi todo ambientado na década de 1830. 

MULHERES APAIXONADAS 

Em 17 de fevereiro de 2003 foi ao ar o primeiro episódio de “Mulheres Apaixonadas”, escrita por Manoel Carlos. A novela aborda o universo feminino através de diversas situações que exploram as relações familiares e, hoje, rendem discussões sobre a abordagem do autor para criação de cenas que marcaram a teledramaturgia. 

Christiane Torloni foi escalada para dar vida à personagem principal da trama: Helena – uma Professora de História e diretora de uma grande escola no Rio de Janeiro. Uma das cenas que marcaram a novela e permanece na memória dos brasileiros foi a que a Marcos (Dan Stulbach) dá uma surra na mulher, Raquel, (Helena Ranaldi) com uma raquete de tênis. A professora de Educação Física vivia um relacionamento abusivo, sendo agredida diariamente pelo marido. 

Registrando média de 40 pontos na audiência na grande São Paulo nos dois primeiros meses, rendendo os resultados esperados pela emissora após a produção anterior “Esperança”, a novela ainda contou com grandes nomes no elenco como José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, entre outros. 

AGORA É QUE SÃO ELAS 

Em março de 2003 estreava a novela das 18h “Agora é que são Elas” de Ricardo Linhares com direção geral de Roberto Talma. Com mais de 140 capítulos, a trama foi ambientada na fictícia São Francisco das Formigas, distrito de Bocaiuvas, em uma vila comandada por mulheres onde elas garantiam o sustento da família.  

A trama ainda fazia um alerta sobre os perigos da prática de pegas de automóveis. Uma das cenas de maior audiência da produção foi quando Nanda (Jerusa Franco) é vítima de um acidente de carro causado por Rodrigo (Thiago Fragoso) em disputa com Bruno (Daniel Ávila). Mais tarde, no desenrolar da história, a dupla volta a se desafiar, resultando em um novo acidente que deixa Bruno sem os movimentos da perna. 

Vera Fischer, Miguel Falabella, Marisa Orth, Débora Falabella, Paulo Vilhena, Maurício Mattar, Preta Gil, Thaís Fersoza, Zezé Polessa e Nuno Leal Maia, foram alguns dos nomes que fizeram parte do elenco da novela que teve alguns problemas com a crítica, mas fechou com média geral de 28,4 pontos – elevando em 5 pontos a média da antecessora. 

KUBANACAN 

Uma das telenovelas brasileiras de maior destaque é Kubanacan. Estrelada por Marcos Pasquim (o “Pescador Parrudo”), Danielle Winits, Humberto Martins, Vladimir Brichta e Adriana Esteves, a história se passa em uma ilha no Caribe na década de 1950. A trama se movimenta com inúmeras reviravoltas após a chegada de Esteban – um homem ferido e sem memória. 

Com direção de Roberto Talma e Wolf Maia – que pediu para deixar o cargo após conflitos de ideia – a telenovela contou com mais de 200 capítulos e o último exibido em janeiro de 2004, sendo bastante criticada por ser muito sexualizada para uma novela das sete. As cenas de romance e o peitoral de Marcos Pasquim causaram o maior frenesi. 

CHOCOLATE COM PIMENTA 

É impossível você não se lembrar de Ana Francisca (Mariana Ximenes) sendo envergonhada em público com um banho de tinta verde durante o baile de formatura. Chocolate com Pimenta é sem sobra de dúvidas uma ‘memória fresca’, apesar de estar completando 20 anos, na mente dos brasileiros. Walcyr Carrasco e Jorge Fernando foram os grandes responsáveis por um dos tremendos sucessos da Rede Globo. 

Além da protagonista, outros nomes de peso integraram o elenco: Ary Fontoura como Ludovico, Murilo Benício como Danilo, Kayky Brito como Bernadete, Elizabeth Savalla como Jezebel, Fúlvio Stefanini como Vivaldo, Lília Cabral como Bárbara, e uma extensa lista de atores e atrizes. 

As peripécias de Bernadete, a guerra o retorno, de Bárbara que todos pensavam que estava morta, a guerra de tortas na cara na festa de Ano Novo entre outros momentos que marcaram a trama. 

O sucesso é tanto que mesmo após duas décadas a novela vem sendo reprisada no Vale a Pena ver de Novo e conquistando bons números de audiência. 

CELEBRIDADE 

Sem dúvida alguma a rivalidade entre Maria Clara Diniz (Malu Mader) e Laura Prudente da Costa (Cláudia Abreu) marcou a novela das nove Celebridade. A trama escrita por Gilberto Braga foi ambientada no Rio de Janeiro e seu primeiro capítulo foi exibido em 13 de outubro de 2003. 

A trama contou com a participação especial de grandes ícones da música como Ana Carolina, Gal Costa, Lulu Santos, Rita Lee, Gilberto Gil, Alcione, entre outros. Uma das cenas de maior destaque da novela foi de responsabilidade das protagonistas. 

A cena aconteceu durante a entrega do Troféu Celebridade. Maria Clara chega ao evento para dar o troco em todas as maldades feitas pela vilã Laura. As duas ficam sozinhas no banheiro e depois de um longo diálogo carregado de provação, Maria Clara revida tudo ao dar uma surra em Laura. 

Qual dessas novelas é a sua favorita e qual cena mais te marcou? 

Aparece na notícia:, ,
Topo