Clipe de Parabéns, de Pabllo Vittar, é retificado e restringido após notificação do Conar
Atualizado às 19h15 do dia 20/01/2019 com os desdobramentos da restrição de idade solicitada pelo Conar.
Em dezembro de 2019, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) notificou a equipe da cantora Pabllo Vittar e a Skyy Vodka solicitando uma alteração no videoclipe de Parabéns, faixa da drag queen com participação de Psirico, de forma na qual houvesse uma advertência sobre o uso de bebidas alcoólicas. A legislação brasileira exige que peças publicitárias vinculadas a produtos alcoólicos tenham o indicativo.
Segundo o colunista Lauro Jardim, o Conar havia pedido a inclusão da frase de advertência sobre o consumo de bebidas alcoólicas, além da restrição do acesso de menores de idade ao vídeo do YouTube.
Nos últimos dias, alguns internautas notaram que uma voz e uma tarja azul com a recomendação “se beber, não dirija” havia sido adicionada ao clipe.
Apesar da requisição do Conar ainda ter incluído a marcação do vídeo para apenas maiores de dezoito anos, o clipe segue acessível no modo público, quando não há nenhuma conta logada no navegador ou app.
Atualização: usuários do Twitter repararam nessa segunda-feira (20/01) que o vídeo passou a solicitar login para confirmação de idade, restrição requisitada pela equipe da cantora em razão da notificação do Conar, como informa a descrição na página do clipe. A tag #ParabénsSemRestrição chegou a figurar entre os assuntos mais comentados da plataforma, sendo formada principalmente pelo apelo de fãs ao Conar já que a restrição pode significar a perda de engajamento orgânico da música.
Assista ao clipe publicado após a pequena retificação: