Hashtag Pop

BORN THIS WAY BALL TOUR: Há 10 anos, Lady Gaga se apresentava no Brasil pela primeira e única vez

Ao todo, Lady Gaga realizou três apresentações no Brasil com shows da “The Born This Way Ball Tour” no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Porto Alegre.

publicado em
Foto: Reprodução/Internet

Em 09 de novembro de 2012 Lady Gaga se apresentava pela primeira e única vez no Brasil com a “The Born This Way Ball Tour” ­– uma das turnês mais amadas pelos fãs de um dos álbuns mais icônicos e importantes do mundo pop dos últimos anos.

Considerada a primeira turnê mundial de Lady Gaga, dos 98 shows realizados com a “The Born This Way Ball Tour”, três deles aconteceram em terras brasileiras nos dias  09, 11 e 13 de novembro de 2012, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Porto Alegre respectivamente.

O anúncio oficial da vinda de Lady Gaga com a turnê para o Brasil foi feito em fevereiro daquele ano.

A “The Born This Way Ball Tour” é a realização de um dos sonhos de Gaga e ela falou sobre isso em entrevista à revista Vogue em setembro de 2012.

“A Haus of Gaga e eu trabalhamos durante meses concebendo um palco espetacular, a Born This Way Ball é uma ópera pop de electro-metal; é a história do início, o ‘Gênesis’ do reino da fama. Como nascemos e como morreremos comemorando”, revelou.

No espetáculo, ilustrado por um grande castelo mecânico, no estilo medieval, Gaga interpretava o papel de uma fugitiva de um “Território Alienígena Comandado pelo Governo”, denominado pela artista como de G.O.A.T. – tema que já havia sido abordado no videoclipe do single “Born This Way”. Durante a apresentação, a Mother Monster era perseguida pela Mother G.O.A.T..

Todo o show contava com 14 figurinos que se conectavam aos cenários e aos atos que conduziam a história. As roupas foram desenhadas por grifes italianas como VersaceMoschino e Armani.

Os shows da “The Born This Way Ball Tour” estavam previstos para serem realizados até o dia 20 de março do ano seguinte, mas os planos mudaram quando Lady Gaga anunciou nas redes sociais, após a performance em Montreal, que havia lesionado o quadril devido aos movimentos repetitivos das intensas coreografias da turnê.

Com isso, Gaga cancelou as 21 datas restantes do espetáculo. Todo o processo das dores foi escondido por Lady Gaga tanto dos médicos, quanto da família, equipe e dos fãs por três meses.

Em vídeos compartilhados na internet referentes ao show realizado no dia 13 de fevereiro de 2013 (data do último show), é possível notar que Gaga solta um grito forte durante a apresentação de “Scheiße. Fãs ainda notaram movimentos mais lentos da artista durante a coreografia intensa da canção e interpretaram que ela já estivesse sentindo as dores.

Nas imagens é possível notar que a artista permanece alguns segundos agachada. Além disso, há um esforço maior de Gaga para se levantar e encerrar a apresentação.

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE OS SHOWS NO BRASIL

  • No show realizado no Rio de Janeiro, Lady Gaga apresentou “Cake Like Lady Gaga” pela primeira e única vez. A faixa não foi lançada oficialmente pela artista.
  • Uma versão de “Bitch Don’t Kill My Vibe” com vocais de Lady Gaga foi utilizada por DJ White Shadow em um vlog com imagens da passagem da artista pelo Rio de Janeiro. A canção é de Kendrick Lamar e seria lançada em parceria com Gaga, mas foi descartada por divergências internas de data.
  • Lady Gaga dava início ao show ao som de “Highway Unicorn (Road To Love)” montada em um cavalo mecânico.
  • Foi criada a Monster Pit – área limitada para alguns fãs selecionados assistirem ao show na frente do palco. Os fãs que chegassem cedo e estivessem melhor caracterizados seriam presenteados com um convite especial para a ‘area vip’.
  • O primeiro fã da fila recebia uma chave que “abria” a Monster Pit e ganhava um encontro com Lady Gaga no camarim.
  • Em cada show o fã que recebesse a chave era fotografado pela equipe da artista e a imagem era publicada na rede social Littlemonsters.com.
  • No Brasil, Lady Starlight e banda de rock The Darkness foram os responsáveis pela abertura dos shows.
  • Ao fim da performance de “Yoü and I” no show do Rio de Janeiro, Lady Gaga correu pela passarela, deslizando pela passarela molhada.
  • No dia 11 de novembro, show de São Paulo, Lady Gaga cantou com exclusividade a música “The Queen”.
  • Ainda em São Paulo, a artista cantou “Princess Die” que não fazia parte do repertório.
  • Gaga visitou o Morro do Cantagalo no Rio de Janeiro.
  • Durante a passagem pelo Brasil, Lady Gaga fez uma tatuagem em homenagem aos fãs brasileiros.

Assista ao show da “The Born This Way Ball Tour” no Rio de Janeiro:

RDT Lady Gaga

Aparece na notícia:,
Topo