Hashtag Pop

Líder da equipe de Juliette já foi condenado por espalhar mentiras sobre político

publicado em
por 
Foto: Lara Imperiano

Huayna Tejo, o “head de comunicação” da participante Juliette Freire, como se intitula no Twitter, teve seu passado revirado nas últimas semanas. Após o estrondoso – e nebuloso – sucesso repentino das redes sociais da sister, jornalistas e veículos de comunicação passaram a investigar o passado e as ligações dos responsáveis pelo time de imprensa da participante do BBB 21. Como resultado, uma condenação em relação à criação de fake news no ano de 2012 foi encontrada no nome do “adm” de Juliette.

Huayna Tejo, no Twitter como Huayna Picchu, se intitula como chefe de comunicação do time Juliette
Huayna Tejo, no Twitter como Huayna Picchu, se intitula como chefe de comunicação do time Juliette

Em decisão transitada em julgado (da qual não cabe mais recurso), a parte foi condenada ao pagamento de multa no valor de R$ 10.000,00. O arquivamento do feito não significa isenção da multa. A parte está sujeita a responder por uma ação de execução fiscal para efetuar o pagamento que foi imposto pela Justiça Eleitoral.

comunicado da assessoria de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, em resposta ao UOL

Na época, o Google foi obrigado a repassar o endereço IP utilizado para criar o blog e a empresa GVT (atualmente incorporada pela Vivo), informou à justiça que Huayna era o titular da conta de internet com o IP responsável pela criação da página com mentiras direcionadas ao candidato Fernando Haddad, este que acabou por vencer as eleições municipais de 2012 em São Paulo. Segundo a reportagem do Estadão sobre o caso, o “head de comunicação” era presidente da Soda Virtual, empresa responsável pela campanha de José Serra num contrato de R$ 250 mil. Serra era adversário político do petista naquele período eleitoral.

Divergências nas versões do autor

À época, Huyana Tejo negou à reportagem do Estadão que seria responsável pela criação do “Propostas Haddad 13”, o site falso que tentava se passar pela identidade visual da campanha de Fernando Haddad. Além disso, publicou em seu Facebook que “factoides são criados sempre nessa política” e que “a corda arrebenta sempre pro lado mais fraco“, texto que foi amplificado através de diversos veículos de imprensa na época.

Factoides são criados sempre nessa política do nosso país e a corda arrebenta sempre pro lado mais fraco… Cabe à justiça investigar os reais responsáveis e indenizar quem não tem culpa no cartório. O maior interessado em esclarecer tudo o que foi publicado sou eu.

declaração de Huyana Tejo durante as investigações sobre o site de fake news criado através de uma conexão de internet em seu nome

Oito anos depois, já em posição como chefe do time de comunicação de Juliette Freire, o discurso de Tejo mudou. Segundo sua assessoria de imprensa, a agência da qual é responsável cometeu um erro ao tentar criar um site humorístico, acontecimento de autoria negada por ele no passado. Ele pede “desculpas” pelo ocorrido.

A assessoria de imprensa de Huayna informou que o fato aconteceu há 8 anos e já foi devidamente resolvido na justiça. Na intenção de criar um site humorístico, a agência cometeu um erro, classificado por muitos como piadas de mau gosto. Huayna novamente pede desculpas a todos que foram envolvidos ou que se sentiram lesados pelo ocorrido.

comunicado da assessoria de Huayna ao portal UOL

Perfil jurídico de Juliette

A participante Juliette Freire, através de sua equipe, criou um perfil para denúncias de ameaças, ofensas, calúnia, difamação e, principalmente, notícias falsas. O perfil conta com pouco mais de 10 mil seguidores e tem seu conteúdo fechado apenas para seguidores.

Aparece na notícia:,
Topo